Página informativa do projeto

A Douro Acima tem em curso um projecto que designou de "Canal internet, autenticidade e diversidade da oferta, qualidade ambiental e excelência do serviço como factores de competitividade".

O referido projecto é inovador ao nível da adopção de novos processos e métodos, a saber:

- Disponibilização das funcionalidades de Wireless, GPS, camara de videovigilância e bilheteira electrónica em todos os autocarros panorâmicos e barcos turísticos da empresa.

- Promoção e comercialização online dos serviços da empresa, através da criação de um portal electrónico, de natureza transaccional.

- Integração de sistema de sons multilíngues nos barcos turísticos da empresa.

- Implementação de um sistema de eficiência energética, através da colocação de painéis fotovoltaicos nos seus autocarros panorâmicos.

- Instalação de filtros de partículas nos actuais autocarros panorâmicos da organização e aquisição de novos autocarros panorâmicos de última geração, que respeitam os parâmetros ambientais mais exigentes.

- Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na empresa, certificado pela norma NP EN ISO 9001:2008.

- Adopção de ferramentas informáticas de suporte à gestão operacional (Business Intelligence) e estratégica (Balanced Scorecard), integradas num ERP que abrange todas as actividades do BackOffice.

- Implementação de um plano de formação contínua, com vista a incrementar as competências organizacionais, com especial enfoque nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação e das línguas estrangeiras.

Por outro lado, o projecto é também inovador ao nível da produção de novos serviços, através da realização de Walking tours pelas cidades do Porto e Aveiro. Este serviço disponibiliza ao turista um sistema de áudio (em seis línguas) e um mapa turístico da cidade, proporcionando-lhe a possibilidade de conhecer os principais pontos de atracção turística da cidade, sem a necessidade de acompanhamento de um guia turístico.

Esta oferta pode ser complementada com programas combinados que incluem circuitos de barco ou de autocarro panorâmico e visitas ao património cultural.

Este projecto iniciou-se em Junho de 2012 e estará concluído em Dezembro de 2013.

O valor previsto do investimento é de 2.848.628,57 euros. Este investimento foi objecto de candidatura (n.º 26799) à medida SI Inovação / Inovação Produtiva, tendo-lhe sido atribuído um incentivo reembolsável até ao valor de 1.844.016,57 euros, um incentivo não reembolsável até ao valor de 8.176,00 euros e um prémio de realização, a que possa haver direito, no valor máximo de 1.079.213,70 euros.